plano de negocio.jpg

Plano de Negócio
 

Os  Planos de Negócios são usados para   aumentar o capital próprio, conseguir capital de terceiros, preparar  o  orçamento  anual, aprimorar o  foco operacional, preparar-se para a aquisição ou a venda de negócios e colaborar com parceiros e funcionários. Para cada um objetivo final, o processo de desenvolvimento do plano  de  negócios é um pouco diferente e portanto, eles são desenvolvidos de maneira distinta.

Todos eles incluem vários elementos-chave comuns:

 

  • Sumário executivo
  • Descrição do produto
  • Pesquisa de mercado
  • Time de gerenciamento
  • Plano operacional
  • Estratégia de marketing e vendas
  • Modelo financeiro


Quando a maioria das  pessoas  escreve  seu primeiro plano de negócios, é como se fosse um relatório sobre a empresa, com o sumário executivo  apresentando  a  companhia. Pelo contrário, esse sumário  executivo  deve  resumir  todo  o  restante  do plano. Esse resumo executivo deve ser capaz de se manter  sozinho, como uma visão geral de alto nível, sobre todos os principais  componentes do negócio. Você pode circular o sumário, independente do  plano de negócios. Geralmente  é  aconselhável escrever primeiro o corpo do plano de negócios e em seguida, redigir o sumário executivo.

Planos de Negócios para Desinvestimento

Quase metade de todos os desinvestimentos  deixam  de  gerar valor para seus acionistas. Um  planejamento  de  negócios  eficaz  permitirá que  o  proprietário aumente os  lucros e maximize o valor da empresa. Se  a  estratégia  de saída do dono for vender o negócio, um Plano Negócios  eficaz, durante  a  vida  útil do negócio, contribuirá para que a venda seja bem sucedida, ao melhor preço possível.

As informações incluídas em um  plano de  negócios também são de grande interesse para um  comprador  em  potencial, que está avaliando o  negócio para uma possível aquisição. Algumas  das  principais  áreas  de  negócios  que  devem  ser  incluídas  em  um  plano de
negócios  prospectivo  são aquelas  que  diminuiriam  o  risco e aumentariam os resultados futuros, para o negócio.

O potencial de crescimento de um negócio geralmente é um fator importante na decisão do comprador  de  adquirir  esse  negócio. Esse potencial pode ser difícil de ser provado, mas um plano de negócios bem  documentado pode  proporcionar ao comprador, um nível mais confortável  de  compreensão  sobre as possíveis oportunidades e desafios para o negócio no futuro.


Planos de Negócios para Obtenção de Capital

A maioria dos planos de negócios são escritos  para  obtenção  de  capital. Os investidores recebem  dezenas de  planos de negócios  por semana. Eles simplesmente não têm tempo para  fazer uma revisão detalhada de cada um deles. Normalmente, o investidor examinará o Sumário Executivo do seu plano de negócios (às vezes  apenas o  primeiro parágrafo e a biografia dos  fundadores), analisará  as  projeções financeiras  e  se  estiver  interessado, desejará conhecê-lo amis de perto. Se causar boa impressão, o   investidor  irá  desejar se aprofundar no plano de negócios.

À luz de como um plano é lido, você tem apenas um parágrafo para captar o  interesse dos investidores. Se o investidor estiver interessado, você tem o restante do plano para vender toda a sua ideia. Você  deve  descrever  claramente  o  que sua empresa faz, sem jargões. Você também deve explicar por que sua empresa é o melhor investimento e por que  o seu pessoal é a melhor equipe.


Custo e Linha do Tempo

Um plano de negócios pronto para o investidor, escrito por  um experiente  arrecadador de fundos, custará  entre US $ 4.000 e US $ 20.000, sendo  a média  entre US $ 6.000 a US $ 10.000. Um bom plano levará cerca  de 100 horas de trabalho ativo e normalmente  requer cerca de 4 a 6 semanas para ser concluído, do início ao fim. O preço pode variar com base na quantidade  de  pesquisa  de  mercado  necessária, na complexidade  das  finanças, na novidade  do  modelo  de  negócios,  na  quantidade  de  material que você já escreveu ou compilou e com muitos outros aspectos. Levando em  conta que um  estudo de  viabilidade inclui uma pesquisa de mercado exaustiva e que essa pesquisa de mercado  é  uma parte significativa da elaboração de  um  plano  de  negócios, comissionando  os  dois  trabalhos conjuntamente, resultaria em um desconto significativo para o cliente, ao invés de contrata-los separadamente.

Escrevemos dezenas de planos de negócios e temos uma boa ideia do que os investidores estão procurando. E se não o fizemos ainda, podemos ligar e perguntar, sem revelar quem você é ou sua estratégia. Nós conversamos com investidores, frequentemente.


Contate a Solver Corporate para ajudar sua empresa a explorar as Soluções de Planos de Negócios.

gif_1_plano_negocio.gif